JORNADA DE TRABALHO REAL E INVISIVEL: UMA ANÁLISE SOBRE O COTIDIANO DE DOCENTES EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS

Karine Vanessa Perez

Resumo


Este trabalho se propõe a analisar como a jornada de trabalho de professores universitários de instituições de ensino superior (IES) impacta na saúde desses. Para desenvolver esta discussão tomou-se como base os resultados de uma dissertação de mestrado que teve como foco a saúde mental de docentes do ensino superior privado do Rio Grande do Sul. Por meio das entrevistas realizadas com 18 professores foi possível perceber que os docentes se sente sobrecarregados com as suas atividades acadêmicas e não conseguem atender as demandas colocadas pelas instituições com satisfação. Isso se deve ao fator de que estes trabalhadores não conseguem dar conta de suas atividades durante a carga horária prevista e pela qual são remunerados. Desse modo, passa a fazer parte do cotidiano o trabalho ligado a universidade em horários que deveriam dedicar-se a outras atividades como, por exemplo, lazer, convívio familiar e social, cuidados com a saúde (atividade física, alimentação saudável, sono) o que acaba provocando um desgaste generalizado e, como consequência, adoecimento físico e mental.

Palavras-chave


ensino privado

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