RELAÇÃO ENTRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, SUPORTE ORGANIZACIONAL E MOTIVAÇÃO EM DOCENTES EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO *LATO-SENSU*

Jandir Pauli, Raquel Sirtulli, Alessandra Costenaro Maciel

Resumo


No contexto contemporâneo de ensino-aprendizagem o professor, além
dos conhecimentos técnicos específicos, precisa desenvolver um conjunto de
competências comportamentais de liderança, especialmente em relação à
capacidade de motivação e resolução de conflitos. Considerando que esta
relação entre professores e alunos acontece em um ambiente organizacional,
entende-se que em cursos de pós-graduação essa questão possui algumas
peculiaridades, especialmente pela natureza do vínculo institucional e
características dos alunos. O objetivo desse estudo é avaliar como a
inteligência emocional e o suporte organizacional interferem na motivação
docente. Para isso foi realizado um estudo quantitativo-descritivo com 176
professores que atuam em cursos de pós-graduação em diferentes instituições
brasileiras. Os resultados mostram que o suporte organizacional possui uma
relação positiva e significativa com a motivação docente, assim como a
inteligência emocional mostrou-se preditiva da motivação. Entre os
resultados encontrados destaca-se que a percepção de regulação das emoções
exerce uma mediação indireta entre o suporte do coordenador e a motivação
docente.

Palavras-chave


Professores

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