RELATOS E METÁFORAS SOBRE O TRABALHO GERENCIAL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DE UMA IFES

Milka Alves Correia Barbosa, Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé, José Ricardo de Mendonça

Resumo


Esta investigação teve como objetivo identificar as metáforas usadas pelos professores para caracterizarem o trabalho gerencial em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). Sabendo que o papel de professor-gestor vem sofrendo mudanças em face da pressão por adoção de comportamento e estilo gerencial mais profissionais, praticamente exigindo desses sujeitos a capacidade de definir elementos estratégicos, gerir pessoas e recursos financeiros, emerge a necessidade de conhecer o entendimento dos professores acerca do trabalho gerencial. O presente estudo adotou uma perspectiva qualitativa e o campo empírico da pesquisa foi a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Observe-se que as metáforas utilizadas pelos professores para caracterizarem o trabalho gerencial como complexo e multifacetado, guardando semelhanças com o que a literatura aponta em trabalhos como o de Kerr (1982), Ésther (2007), Silva (2012), em suas pesquisas em universidades. Note-se que este trabalho não tinha a intenção de esgotar a discussão sobre as construções e tópicos abordados aqui, mas buscou-se ampliar o entendimento sobre o trabalho gerencial em IES com base na multiplicidade de metáforas a ele associadas, lançando luz sobre a atuação dos professores-gestores.

Palavras-chave


instituição de ensino superior

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.