RELATOS E METÁFORAS SOBRE O TRABALHO GERENCIAL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DE UMA IFES
Resumo
Esta investigação teve como objetivo identificar as metáforas usadas pelos professores para caracterizarem o trabalho gerencial em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). Sabendo que o papel de professor-gestor vem sofrendo mudanças em face da pressão por adoção de comportamento e estilo gerencial mais profissionais, praticamente exigindo desses sujeitos a capacidade de definir elementos estratégicos, gerir pessoas e recursos financeiros, emerge a necessidade de conhecer o entendimento dos professores acerca do trabalho gerencial. O presente estudo adotou uma perspectiva qualitativa e o campo empírico da pesquisa foi a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Observe-se que as metáforas utilizadas pelos professores para caracterizarem o trabalho gerencial como complexo e multifacetado, guardando semelhanças com o que a literatura aponta em trabalhos como o de Kerr (1982), Ésther (2007), Silva (2012), em suas pesquisas em universidades. Note-se que este trabalho não tinha a intenção de esgotar a discussão sobre as construções e tópicos abordados aqui, mas buscou-se ampliar o entendimento sobre o trabalho gerencial em IES com base na multiplicidade de metáforas a ele associadas, lançando luz sobre a atuação dos professores-gestores.
Palavras-chave
instituição de ensino superior
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.