NOTAS INICIAIS SOBRE A CONSTRUÇÃO DA EXPERIÊNCIA ESCOLAR NAS CLASSES POPULARES BRASILEIRAS

André Luis Silva

Resumo


Este artigo, de caráter bibliográfico, tem por objetivo apresentar notas teóricas preliminares que proponham o tema da construção da experiência escolar nas classes populares, enquanto fenômeno de interesse dos Estudos Organizacionais, para se pensar o Brasil contemporâneo. O trabalho se origina de um projeto – ainda em execução – que visa investigar, pela via empírico-qualitativa, a construção da experiência escolar de jovens brasileiros oriundos das classes populares no Brasil. A pesquisa investiga as diferentes fases do desenvolvimento pedagógico de jovens entre 15 e 24 anos de idade que, por sua vez, estão em busca da primeira colocação formal no mercado de trabalho. Tal pesquisa se origina de duas suposições centrais: (i) a construção da experiência escolar é uma via consistente para se apreender as dinâmicas do sistema educacional brasileiro em processos de mobilidade social nas classes populares; e, (ii) o debate empírico sobre a construção da experiência escolar, oportuniza a identificação dos principais atores sociais envolvidos na dinâmica escolar e o seu impacto na inserção de jovens no mercado formal de trabalho. Como resultado, defendemos que a experiência escolar é um espelho para se problematizar questões da sociedade brasileira, sendo este um tema de interesse para a área de Estudos Organizacionais.

Palavras-chave


Brasil contemporâneo

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