A TEORIA DA ATIVIDADE E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL
Resumo
Este estudo visa compreender, sob a luz da Teoria da Atividade (Engeström, 1987), os elementos do sistema de atividade que envolvem a formação do assistente social a partir da experiência no campo de estágio. São apresentados, resumidamente, os dados levantados acerca da experiência no campo de estágio, a partir da produção de sentidos dos estagiários. Tais sentidos revelam dificuldades no processo de formação do Assistente Social ocasionados pela existência insatisfatória da relação teoria-prática e pela falta de integração nas ações dos participantes (estagiários, supervisor de campo e de ensino) no desenvolvimento das atividades. É necessário que novas relações se estabeleçam no processo ensino-aprendizagem do Assistente Social a fim de que possam ter oportunidade de refletir sobre o como deve ser o “agir” profissional no futuro considerando a capacitação estabelecidas pelas diretrizes da profissão nas dimensões técnica, política e ética. Isto posto, sugere-se que a partir da análise dos elementos que compõem o sistema de atividade do estágio supervisionado (objeto, sujeitos, artefatos mediadores, ferramentas e signos, regras, divisão de trabalho e comunidade), seja possível propor uma intervenção baseada na Teoria da Aprendizagem Expansiva (Engeström, 1987), visando à apreensão dos processos de formação do Assistente Social e de sua identidade profissional.
Palavras-chave
Teoria da Aprendizagem Expansiva
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