IDENTIDADE DA ORGANIZAÇÃO-CIDADE DE CURITIBA: ESTUDO HISTÓRICO DA PRIMEIRA GESTÃO DE JAIME LERNER

Fabio Vizeu, Ubirajara Morgado

Resumo


Uma das principais problemáticas nos Estudos Organizacionais compreende a análise da identidade (FERNANDES; MARQUES; CARRIERI, 2009; BEYDA; MACEDO-SOARES, 2010; WHETTEN; GODFREY, 1998). No presente estudo, nosso foco será na identidade sob uma perspectiva coletiva, enquanto fator de especificidade de toda uma sociedade, a que representa os cidadãos em uma cidade. Neste sentido, a literatura reconhece a influência da identidade sobre o conceito de organização, o que será tomado aqui a partir de uma visão particular proposta por estudos recentes, sobre o conceito de "organização-cidade" (MAC-ALLISTER, 2001; 2004; FISCHER, 1997; SARAIVA; CARRIERI, 2012; FERNANDES; MARQUES; CARRIERI, 2009). Neste trabalho consideraremos como ator central de mobilização do processo de construção da identidade organizacional o gestor público. Partimos da premissa de que, diante de tantas outras importantes áreas de interação social, a administração púbica se destaca pelo seu papel decisivo no cotidiano da cidade (SARAIVA; CARRIERI, 2012; MAC-ALLISTER, 2001), especialmente pelo fato de ser esta a esfera de execução transformações de grande impacto na identidade da organização-cidade, como por exemplo as políticas públicas de urbanização e legislação municipal. Assim sendo, é na figura pública do ex-prefeito da cidade de Curitiba Jaime Lerner, especificamente quanto as suas ações na sua primeira gestão à frente da prefeitura, que data os anos entre 1972 a 1975, iremos lançar o nosso olhar sobre o processo de constituição da identidade organizacional da organização-cidade de Curitiba.
Partirmos de um corte histórico delimitado para investigar o processo de construção da identidade da organização-cidade de Curitiba. Este foi determinado a partir da importância atribuída a uma figura pública específica, como um grande realizador de mudanças que proporcionaram vários aspectos que rondam o imaginário popular como caracterizando a identidade da organização-cidade de Curitiba, o ex-prefeito Jaime Lerner (VIACAVA, 2009; SANCHEZ, 1997; 1999; OLIVEIRA, 2001; MOURA, 2007; 2014).
Entre os anos de 1971 e 1975, o gestor público de Curitiba implantou diversos projetos que estavam na "geladeira", ou seja, projetos que foram criados, mas não tiveram a oportunidade de serem colocados em prática (SANCHEZ, 1999). Assim sendo, neste período houve uma profusão de obras implantadas, tais como o parque Barigui, o sistema viário das canaletas exclusivas de ônibus, o calçadão da rua XV e o parque São Lourenço, que mudaram a concepção e a identidade do cidadão curitibano. Eram novidades muito impactantes no contexto da época.
Isto posto, podemos definir o problema de pesquisa do presente estudo da seguinte maneira:
Como a primeira gestão do Prefeito Jaime Lerner contribuiu para o processo de formação da identidade da organização-cidade de Curitiba?
Através da análise de conteúdo dos textos produzidos pela imprensa escrita (Jornal A Gazeta do Povo), complementados por documentos e estudos realizados que integram o acervo do Instituto Jaime Lerner (IJL), estudaremos como a identidade coletiva foi sendo moldada a partir da gestão da "organização-cidade", conforme mencionado no problema de pesquisa exposto anteriormente.

Palavras-chave


Pesquisa Histórica

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.