METODOLOGIA QUALITATIVA DISCURSIVO-IMAGÉTICA: DO CONTEXTO DA PRODUÇÃO ÀS POSSIBILIDADES DE RECEPÇÃO DA IMAGEM

Christiane Kleinübing Godoi, Antonio Giovanni Figliuolo Uchoa

Resumo


Uma multiplicidade de objetos audiovisuais – imagéticos –, tais como fotografias, desenhos, pinturas, filmes, apresentações teatrais, publicações comerciais, programas televisivos, videoclipes, revistas femininas, jornais, ilustrações variadas, contos, plataformas virtuais, esculturas vêm sendo também recentemente incorporados pela área de Estudos Organizacionais. Com o objetivo de iniciar a criação de um espaço profundo e permanente de debate, discussão, sistematização de uma Metodologia de Análise Qualitativa Discursivo-Imagética no interior dos Estudos Organizacionais, este estudo teórico-metodológico está subdivido em duas etapas sequenciais: a) delimitação do contexto sociocultural em que emerge a inserção de metodologias ligadas à análise de imagens, ou seja, o cerne da cultura material-visual contemporânea; b) abertura de possibilidade de construção de uma perspectiva integradora, com base em diferentes níveis de aproximação das imagens, múltiplas possibilidades metodológico-epistêmicas do investigador, que seja destinada exclusivamente à análise discursiva direta do material imagético e, por fim, passível de ser utilizada com diferentes objetos imagéticos em si.

Palavras-chave


Análise Qualitativa

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