MERCADO E CARIDADE: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA ENCRUZILHADA DE UM TERREIRO DE UMBANDA
Resumo
A umbanda, uma religião em verso e prosa, possui rituais que resistem para manter a tradição, as músicas e os valores. Suas características são expressadas historicamente e simbolizam parte da cultura brasileira, sendo esta suscetível a transmutação de suas características pelo mercado. Este trabalho tem como objetivo identificar e interpretar a compreensão sobre caridade dos sujeitos pertencentes a um terreiro de umbanda de um bairro de periferia de Florianópolis (SC). Os alicerces teóricos utilizados consistem na teoria das representações sociais de Serge Moscovici, na teoria da delimitação dos sistemas sociais de Alberto Guerreiro Ramos e na teoria da dádiva de Marcel Mauss. Trata-se de um estudo qualitativo, de cunho descritivo-interpretativo que utilizará como instrumentos de coleta de dados a observação não participante e entrevistas semiestruturadas. A relevância do mesmo consiste em ouvir e descrever a realidade social a partir da perspectiva dos sujeitos outrora marginalizados.
Palavras-chave
Guerreiro Ramos
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