A PRODUÇÃO DO ESPAÇO SALA DE AULA: O COTIDIANO DE APROPRIAÇÕES DE DOCENTES EM UMA PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Filipe Cabacine Lopes Machado, Talita Almeida Fernandes, Alfredo Rodrigues Leite da Silva

Resumo


O presente artigo tem o objetivo de discutir a apropriação do espaço sala de aula, em disciplinas dos cursos de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Federal do Espírito Santo. A articulação teórica se baseia em contribuições de Certeau (2007) e sua análise da vida cotidiana, em torno dos conceitos de espaço, lugar, estratégia e tática, que permitiram realizar a análise das práticas de docentes em relação à sala de aula. Utilizamos como técnicas de coleta de dados a observação participante e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicaram diferentes estratégias e táticas praticadas pelos docentes em relação ao uso do espaço sala de aula, evidenciando o potencial analítico das “artes de fazer” dos sujeitos em torno do Ensino em Administração.

Palavras-chave


Ensino na Pós-graduação em Administração

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.