RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA PERSPECTIVA DE DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO: A INVERSÃO DA PIRÂMIDE

Karina Santos Feu, Aline Chima Komino, Annor da Silva Junior, Vitor Correa da Silva, Raquel Veiga, Joao Gabriel Roldi Vago

Resumo


Pretende-se com este estudo investigar o ponto de vista de discentes do curso de graduação em administração acerca da noção de responsabilidade social corporativa (RSC). Recorreu-se à teoria dos stakeholders para discutir a RSC e a perspectiva da educação formal para discutir a formação educacional do administrador. Realizou-se uma pesquisa survey aplicada junto ao discentes do curso de administração da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Os dados foram coletados por meio de triangulação ao combinar aplicação de questionário e pesquisa documental. Obteve-se 241 questionários válidos, sendo este o tamanho da amostra. A análise de dados foi realizada por meio do software SPSS (versão 20) com a utilização de testes não paramétricos. Os resultados revelam que do ponto de vista dos discentes em administração da UFES, as dimensões mais importantes da RSC são em ordem hierárquica a filantrópica, a ética, a legal e a econômica. Com isso, observa-se uma inversão na pirâmide de RSC proposta por Carroll (1991). Nesse sentido, torna-se necessário repensar a RSC tendo a filantropia como direcionadora dos objetivos organizacionais e de repensar a formação educacional do administrador concebendo-a como um processo holístico capaz de conciliar uma formação que seja simultaneamente crítica, reflexiva, tecnicista e funcionalista.

Palavras-chave


Inversão da Pirâmide

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