OS RECURSOS DE PODER EXISTENTES NO CAMPO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA TEÓRICA DE PIERRE BOURDIEU

Ana Paula Bauer, Leonardo Vasconcelos Cavalier Darbilly

Resumo


A pós-graduação no Brasil sofreu muitas modificações ao longo de seu desenvolvimento, principalmente relacionadas ao seu sistema de avaliação. No decorrer do tempo o campo foi sendo guiado por meio dos instrumentos e critérios utilizados na avaliação dos programas. A última grande mudança nesse sistema ocorreu em 1998, quando foi implantado o Ranking Qualis um sistema de estratificação que classifica os veículos de divulgação da produção intelectual. Sendo assim, a avaliação passa a ser feita a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, o trabalho é considerado de qualidade se for aceito em um periódico que possui boa pontuação no sistema Qualis. Com isso, os agentes tendem a exigir de seus professores/pesquisadores mais produção de artigos para convertê-los em publicação, almejando conquistar posições dominantes no campo. Dessa forma, o objetivo do estudo é identificar quais os recursos de poder existentes no campo de ensino da pós-graduação em administração no estado do Rio de Janeiro, a partir das perspectivas teóricas de Pierre Bourdieu.

Palavras-chave


campo de pós-graduação em administração

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.