O APRENDIZADO DO VOLUNTARIADO AO LONGO DA PRÁTICA: UM CAMINHO PARA TORNAR-SE AGENTE TRANSFORMADOR DE HISTÓRIAS DE VIDA.

Juliana Souza Vilela, Gabrielle Brasil, Juliana de Almeida Ortiz, Kamila Cristina Barboza

Resumo


O estudo foi realizado com o objetivo de revelar como e o que os voluntários aprendem através das práticas realizadas ao atuar como voluntários do Instituto História Viva. O objeto de pesquisa escolhido foi fundado em 2005 e tem por objetivo, através da arte de ouvir e contar histórias, levar incentivo à Leitura, à Cultura e à Saúde para crianças, adultos e idosos em situação de fragilidade em hospitais, abrigos e asilos do Brasil. Para compreender a aprendizagem do voluntariado do Instituto foram utilizados os fundamentos teóricos de Lave e Wenger (1991, 1998) que partem do pressuposto que a aprendizagem é um processo de construção social por meio do fazer e do interagir, que se dá ao tornar-se membro em comunidades de prática. Os métodos aplicados para a apreensão dos dados e análises foram: entrevistas estruturadas com 15 voluntários contadores de histórias (novatos, veteranos e líderes de equipes), entrevista em profundidade com a fundadora Roseli Bassi, pesquisa documental e participação não observante durante os meses de fevereiro a maio do ano de 2016. Concluiu-se que os treinamentos formais que todos os entrantes são obrigados a fazer não os tornam voluntários; são as práticas e interações em seu cotidiano em que negociam e constroem significados que geram as aprendizagens, que transformam a sua identidade de ser e viver no mundo tornando-os voluntários.

Palavras-chave


identidade

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.