EU SEI OU EU SOU? UMA ANÁLISE DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL A PARTIR DA APRENDIZAGEM SOCIAL E DA PERSPECTIVA ONTOLÓGICA EXISTENCIAL

Rubens de Araujo Amaro

Resumo


Em geral, os estudos de aprendizagem costumam tratar do que e como as pessoas aprendem sobre si e sobre o mundo à sua volta, o que nos leva a compreender esse fenômeno em sua dimensão epistemológica. O presente ensaio tem como objetivo deslocar a discussão para o campo da ontologia, ou seja, compreender a aprendizagem como um processo que envolve a nossa existência e desenvolvimento. Para isso, recorre à abordagem da aprendizagem social, principalmente ao conceito de participação, e à perspectiva ontológica existencial, de Heidegger, que propôs a noção de “ser no mundo”. A partir daí, propõe a ideia de “participo, logo existo”, em substituição à clássica frase cartesiana “penso, logo existo”, bem como propõe a questão “eu sei ou eu sou?”, para focalizar o aspecto ontológico da aprendizagem. É um texto, ainda em construção, que compõe parte do referencial teórico do projeto de pesquisa Aprendizagem e Competências de Agentes Locais de Inovação (ALI) do SEBRAE.

Palavras-chave


Ser no mundo

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.