O COTIDIANO DO CEC ADÉLIA ROSSI ARNALDI: UMA ESCOLA DO CAMPO NA CIDADE, OU ESCOLA DA CIDADE NO CAMPO?

Eline Gomes de Oliveira Zioli, Elisa Yoshie Ichikawa

Resumo


O objetivo deste estudo é analisar as práticas cotidianas no espaço escolar do Colégio Estadual do Campo (CEC) Adélia Rossi Arnaldi de Paranavaí, PR, com vistas a interpretar como se dá a organização desse espaço como escola de campo. Utilizamos para realizar essa pesquisa as contribuições de Certeau para os estudos do cotidiano, promovendo desse modo uma análise da estrutura formalmente constituída, mas a partir das táticas dos sujeitos ali inseridos. A coleta de dados ocorreu inicialmente por meio de um levantamento dos documentos legais que regulamentam a educação no campo e o CEC Adélia Rossi Arnaldi, em seguida realizamos entrevistas semiestruturadas e de narrativa com professores e pedagogos da escola. Os depoimentos coletados foram analisados com base na análise do discurso Pechetiana. Por fim, identificamos que no cotidiano da escola do campo pesquisada existem lacunas nas determinações do governo, onde os sujeitos pesquisados agem com astúcias operando táticas que levam a uma construção diferenciada do entendimento de escola do campo.

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Táticas

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