MOLDANDO TALENTOS PARA O SUCESSO: O DISCURSO, AS MÍDIAS DE NEGÓCIOS E OS PROGRAMAS TRAINEES

Gabriel Farias Alves Correia, Angélica Braga Cardoso

Resumo


Compreender as revistas de negócios como influente meio de criação, propagação e formações de opiniões empresariais permitiu que discutíssemos reportagens veiculadas no ambiente virtual da revista Exame. Por meio da análise dos conteúdos relacionados aos trainees brasileiros, este trabalho busca discutir o discurso da excelência empresarial e sua influência sobre os candidatos dos programas. O argumento que defendemos é que, ao disseminar maciçamente o pensamento excelência empresarial, as mídias de negócios terminam por prescrever características que são esperadas/apresentadas pelos trainees nas empresas, reforçando de forma acrítica a competição em detrimento da formação que seria esperada em programas desse tipo. A coleta de dados foi realizada por meio da abordagem qualitativa e a análise dos dados foi realizada a partir do método análise de conteúdo. Desta maneira foi identificado a presença de três objetos discursivos que legitimam o perfil ideal de um candidato, incorporam o discurso empresarial para a revista e absorve o programa como modelo de gerenciamento do estado.

Palavras-chave


Discurso empresarial

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.