A MOTIVAÇÃO DAS GERAÇÕES NA ÁREA DE VENDAS: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

Ricardo Jose Schutz, Cristiane Froehlich, Maria Cristina Bohnenberger

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar os fatores motivacionais de cada geração de vendedores em uma empresa do segmento de material de construção da cidade de Dois Irmãos, Rio Grande do Sul. Para isso, busca-se identificar os fatores que mais influenciam na motivação de cada geração de vendedores e diagnosticar o grau de satisfação dos vendedores em relação a estes fatores. A pesquisa classifica-se como bibliográfica e descritiva, com estudo de caso e abordagem quantitativa. Para coleta de dados foi elaborado um questionário e este foi aplicado para os 18 vendedores da área de vendas. Constatou-se que vários fatores influenciam positivamente na motivação de cada geração de vendedores, entre eles a remuneração e o status foram citados por todas as gerações; fatores ligados à valorização profissional e estabilidade familiar; valorização do ambiente de trabalho, estrutura e benefícios da empresa foram citados de forma distinta. Os fatores que impactam de forma negativa na motivação dos vendedores são a falta de capacitação técnica e a necessidade de um feedback mais efetivo por parte da gestão.

Palavras-chave


Vendas

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