O APELO SIMBÓLICO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO EMANCIPADORA DO ALUNO PROVENIENTE DE FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA

Denis Alves Perdigão

Resumo


Como estratégia de inclusão social e de melhoria de qualidade de vida da população de baixa renda, o Governo Federal Brasileiro, no ano de 2004, institui o Programa Universidade para Todos (PROUNI), com a finalidade de propiciar o acesso à rede privada de ensino superior às pessoas oriundas de famílias de baixa renda. Tal medida, associada à flexibilização das exigências de aprovação de crédito para o Programa de Financiamento Estudantil (FIES), possibilitou a muitos estudantes pobres, antes excluídos de tal possibilidade, cursarem o ensino superior buscando uma nova trajetória profissional. Esta pesquisa teve por objetivo pesquisar o apelo simbólico da educação superior como emancipadora de estudantes universitários provenientes de famílias de baixa renda, por meio de suas histórias de vida. Concluiu-se que este apelo, por parte dos entrevistados, não se refere à emancipação em seu sentido filosófico e sociológico, mas em relação a uma ascensão socioeconômica, sem, no entanto, ser compartilhada por todos os membros de suas famílias e amigos.

Palavras-chave


FIES

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