CELEBRIDADE, EMPREENDEDORA E ESTÉTICA: REPRESENTAÇÕES DAS FEMINIDADES NA REVISTA EXAME

Renata Monteiro Martins, Vitória Rezende Lopes, Ingrid Souza de Oliveira

Resumo


Os primeiros movimentos feministas surgiram como uma forma de contestar a sociedade patriarcal, levantando questões acerca da identidade das mulheres, que eram consideradas como um grupo único com características e objetivos em comum. Na medida em que as mulheres passaram a ganhar espaço no mercado de trabalho, novos estudos, que deram origem à perspectiva pós-feminista, surgiram com o intuito de desconstruir a ideia de relação de dominação do sexo masculino sobre o feminino e, ainda, incorporar a existência de diferentes subjetividades entre as mulheres. Nessa direção, nosso objetivo neste artigo é analisar as representações veiculadas na mídia sobre as mulheres no mercado de trabalho, sob a perspectiva do pós-feminismo. Para isso, realizamos uma pesquisa documental na versão eletrônica da Revista Exame, utilizando a análise semiótica conforme proposto por Peirce (2008). Os resultados de nossa análise apontam que, nas representações da revista analisada, as mulheres ocupam diferentes posições de poder dentro das organizações, sendo aquelas bem-sucedidas representadas por mulheres brancas, de classe alta e que, ainda, são vistas como modelos a serem seguidos por aquelas que desempenham funções subalternas (geralmente, representadas nas reportagens por mulheres negras e de classe social mais baixa). Os resultados apontam ainda que, apesar de encontrar mulheres que conquistaram cargos de alto escalão, a maioria delas ainda lida com a discriminação de gênero e a dupla jornada de trabalho.

Palavras-chave


pós-feminismo

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