A CASA E O HOTEL: O REPRODUTIVO E O PRODUTIVO NA CONFIGURAÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO NO SETOR HOTELEIRO BRASILEIRO E PORTUGUÊS

Daniele dos Santos Fontoura, Valmiria Piccinini

Resumo


A maioria feminina na força de trabalho em Hotelaria revela elementos que influenciam na maior contratação de mulheres para esses postos, como os simbolismos, crenças, regras e normas de funcionamento do mercado de trabalho, que repercutem no cerceamento da mobilidade ocupacional para homens e mulheres no setor. Desta forma, este artigo tem como objetivo analisar a configuração do mercado de trabalho em Hotelaria para homens e mulheres. Para tanto, foram realizadas 13 entrevistas semiestruturadas com atores do mercado de trabalho em Hotelaria nos dois países: sindicatos patronais e de trabalhadores, escolas de hotelaria e responsáveis governamentais por políticas de trabalho e emprego. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo (Bardin, 2009), permitindo a que se chegasse a categorias temáticas por significados comuns: a preponderância da mão de obra feminina, atributos relacionados ao gênero, status do trabalho, remuneração feminina como complementar à masculina e aparência do/a trabalhador/a. As particularidades de gênero no mercado de trabalho permitiram dar visibilidade a aspectos de segregação e vulnerabilização no mercado de trabalho engendrados pelos condicionantes de gênero.

Palavras-chave


Hotelaria

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