O IMAGINÁRIO ORGANIZACIONAL E A FORMAÇÃO IDEOLÓGICA DO ADMINISTRADOR: UM ESTUDO DE CASO NA UFMG
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar o imaginário organizacional que os estudantes de administração da UFMG constroem e reproduzem, que está ancorado por uma dimensão ideológica. Essa é uma pesquisa que se caracteriza pela abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de respostas escritas de alunos e alunas do curso de administração e a análise dos dados foi feita por meio da Análise de Conteúdo e da Análise de Discurso. Os principais resultados indicam que o conhecimento que os alunos e alunas trazem consigo em termos de expectativas sobre o seu trabalho influencia na construção do imaginário, nesse sentido, os estudantes carregam consigo valores e crenças que sustentam e reforçam esse imaginário, que é socialmente construído. A análise também ajudou a identificar que os estudantes chegam na faculdade com uma determinada visão de administração que, ao longo do curso, se modifica ou é reforçada. Assim, o imaginário de administrador, pela fala dos alunos e alunas, é uma construção que é reproduzida, mas que, ao mesmo tempo, é produzida por outras visões de mundo.
Palavras-chave
Ideologia
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