AGÊNCIA TRANSFORMADORA EM INTERVENÇÕES FORMATIVAS: O DESENVOLVIMENTO COLABORATIVO DE UM NOVO MODELO DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Resumo
Este artigo tem como objetivo conhecer o processo de formação de agência transformadora proporcionada pela intervenção formativa do Laboratório de Mudança em um Hospital Universitário, a partir da apresentação do método empregado que promoveu o envisionamento e a implementação de um novo modelo do sistema de Gestão de Resíduos Sólidos no referido hospital. Essas ações são indícios da formação de agência transformadora. Ao analisar o processo, observamos que duas ações tiveram importante papel na formação de agência: a confrontação e o uso de modelos de representação, tais como a linha do tempo, sistema de atividade e outros modelos intermediários que foram usados durante as sessões. Os dados-espelho têm primeiramente, um papel importante em gerar motivação para mudança, o reconhecimento do problema. Isso motiva uma situação de conflito de interesse em que os sujeitos se veem na necessidade de buscar soluções. A análise permite uma expansão do entendimento do problema, contribuindo para que os profissionais explicassem as origens sistêmicas dos problemas, contribuindo para a geração de ações de explicação e envisionamento. Os modelos de certa forma empoderam os indivíduos, admitindo que eles tomem controle sob a situação, motivando-os à criação e implementação de novas soluções.
Palavras-chave
Gestão de Resíduos Sólidos
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