NEGÓCIOS SOCIAIS EM FOCO: O CASO DA YUNUS SOCIAL BUSINESS

Lilian de Lima Pires, Luis Luzio-Dos-Santos

Resumo


Em um contexto global marcado pela instabilidade e pela crise, questiona-se a abordagem exclusivamente economicista das organizações, uma vez que as empresas motivadas exclusivamente pelo lucro acabam contribuindo para o agravamento da concentração de poder e riqueza e para o aprofundamento das desigualdades, pobreza e degradação ambiental. Ao considerar a relevância do papel das organizações na sociedade contemporânea, emerge a importância de compreender modelos organizacionais capazes de contribuir para a mitigação dos problemas sociais vigentes. O foco deste artigo são os negócios sociais, empreendimentos que têm como principal propósito resolver um problema social utilizando métodos de negócios. O presente artigo tem como objetivo descrever a aceleradora de negócios sociais Yunus Social Business (YSB) e sua forma de atuação no contexto mundial. Optou-se por uma abordagem qualitativa de caráter exploratório e descritivo com a utilização de análise documental. São descritas as formas de atuação da empresa, regiões de atuação e alguns resultados alcançados. A relevância da YSB é reconhecida; no entanto, admite-se que a atuação dos negócios sociais siga uma lógica paliativa, porém com potencial de contribuir localmente para a mitigação dos problemas sociais.

Palavras-chave


Desigualdades

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.