A FORMA ORGANIZACIONAL DAS PLATAFORMAS CROWDFUNDING

Vanessa Faria Silva, Janaina Machado Simões

Resumo


Os avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) propiciaram, nos últimos anos, a criação de novas organizações no cenário internacional e nacional, como por exemplo, as plataformas crowdfunding. No atual contexto brasileiro, essas organizações representam uma alternativa para o financiamento de projetos, reconhecida pelo Ministério da Cultura (2011) como uma solução para os desafios de insustentabilidade financeira do setor da Economia Criativa. Como este é um modelo recente, e altamente dependente das TICs, pouco é conhecido a respeito da forma como essas plataformas se organizam. A partir das discussões teóricas sobre modelos alternativos de organizar e a reformulação da burocracia, este artigo possuiu como objetivo analisar a forma organizacional das plataformas crowdfunding disponíveis para o financiamento de projetos de Economia Criativa no Brasil. Logo, foi realizada pesquisa documental e análise de conteúdo de entrevistas semiabertas realizadas com representantes das plataformas estudadas. Por fim, foi possível considerar que as plataformas possuem traços do que a teoria considera alternativo, como a colaboração e autonomia Entretanto, as características hegemônicas, especialmente os traços burocráticos, passam a sobressair a medida que essas organizações crescem.

Palavras-chave


Economia Criativa

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