EDUCAÇÃO (CONTEXTUALIZADA) NO SEMIÁRIDO NORDESTINO

Lia Moreira Farias, Fábio Freitas Schilling Marquesan

Resumo


Nosso objetivo com este trabalho foi compreender a maneira como a questão da convivência com o semiárido nordestino brasileiro é trabalhada em escolas públicas do interior. Para tanto, empreendemos uma revisão de literatura que identificou publicações que versam sobre temas como o semiárido, a convivência com a seca e a educação contextualizada. Tendo compreendido, ainda que de forma parcial, como a temática ao menos deveria ser abordada pelas escolas situadas no semiárido, partimos para a etapa empírica da pesquisa. Nessa fase, foram visitadas escolas no município cearense de Sobral, que a despeito de estar localizada na região semiárida (onde, segundo a literatura, as condições de vida são mais precárias), é a cidade cearense que possui o mais alto Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Nessas visitas, pudemos entrevistar gestores de cinco escolas, sendo três municipais e duas estaduais. Dentre os achados, constatamos que há um esforço por parte das escolas no sentido de promover a contextualização do ensino, sobretudo no fundamental. Mas isso ainda é feito de maneira discreta. Pontuamos, ademais, e, a título de reforço, que a pesquisa de campo foi realizada em Sobral, o que pode não refletir, da maneira mais fidedigna, o que acontece em outros municípios do semiárido que não apresentam índices tão altos de desenvolvimento educacional.

Palavras-chave


educação ambiental

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