AS TEORIAS DA PRÁTICA E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (13.146/2015) EM UMA REDE EDUCACIONAL

Gisely Tatiane Fernandes Kil, Lídia Cunha Soares

Resumo


O objetivo deste estudo é compreender a institucionalização da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (13.146/2015) em uma rede educacional por meio da Teoria das Práticas. A rede educacional, de natureza confessional, vem vivenciando as transformações para implantação da nova lei. Buscamos a Teoria Institucional para compreender como o poder coercitivo tem sido manifesto para a implantação da Lei, que garante atender alunos portadores de deficiência, independente do grau de deficiência. E utilizamos da Teoria da Prática a fim de perceber como será a adaptação das instituições quanto aos novos processos e atividades que resultarão da implantação dessa lei. As duas abordagens teóricas podem se tornar fontes importantes para a compreensão da prática, logo que será possível compreender a prática de fora por meio da compreensão do ambiente institucional. E por dentro, por meio da Teoria das práticas. Acreditamos que a implantação da lei ser uma questão de justiça social, inclusive muito mais que legal, garantindo o direito a inclusão, ou seja, um direito humano básico. Mesmo assim, tal fato não torna a implantação mais fácil nem diminui os conflitos decorrentes.

Palavras-chave


Inclusão educacional

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.