PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA COMO PRÁTICA DE INOVAÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO NO CENTRO EDUCACIONAL MARISTA LÚCIA MAYVORNE

Marcia Maria Gil Ramos, Andreia Aparecida Aparecida Pandolfi dos Santos, Nei Antonio Nunes, Jacir Leonir Casagrande, Louise Corseuil

Resumo


O objetivo deste artigo consiste em analisar as ações comunitárias articuladas ao projeto educacional do Centro Educacional Marista Lúcia Mayvorne. O quadro teórico foi construído a partir de revisão bibliográfica com breve caracterização da noção comunidade e definições de inovações sociais. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, cujo meio de investigação é o estudo de caso, o que possibilitou investigar: a interação e o grau de inovação social viabilizado pela participação da comunidade no projeto educacional. Com relação aos resultados do estudo, as evidências encontradas indicam que há significativa aderência da prática comunitária desenvolvida no projeto social com a inovação social, pois através da ação comunitária criam-se condições para o fomento da emancipação individual e coletiva subsidiada pelo projeto educacional-social.

Palavras-chave


centro educacional Marista Lucia Mayvorne

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