O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO EM UNIVERSIDADES FEDERAIS: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DA ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DAS UNIVERSIDADES DO RS

Alini Gomes Ferreira, Anne Alexandra Michaello Marques

Resumo


O ensino de administração no Brasil teve suas bases em modelos estrangeiros, fundamentalmente na corrente norte-americana. Por conta disso, até os dias atuais, o funcionalismo mantém sua hegemonia na área de estudos organizacionais. A presente pesquisa objetiva analisar os currículos dos cursos de administração das Universidades Federais do estado do Rio Grande do Sul e com isso identificar se estes currículos seguem apenas o que é determinado pelo currículo mínimo ou se apresentam diversificação na grade de disciplinas ofertadas. Além disso, busca identificar se o modelo nacional de ensino de administração ainda se fundamenta em modelos estrangeiros ou se assume sua identidade própria no ensino. Como resultados obteve-se que, além dos cursos, a própria regulamentação segue o modelo do management americano e a lógica do pensamento funcionalista, entretanto alguns cursos adaptaram seus currículos as suas realidades e necessidades locais, e a presença de algumas disciplinas de formação profissional das Universidades estimulam o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes de administração.

Palavras-chave


pensamento funcionalista

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.