O (DES) VELADO DA LAMA: ANÁLISE DISCURSIVA DO VÍDEO DA SAMARCO

Flávia Pereira Dias Menezes

Resumo


Este artigo gira em torno da análise do vídeo institucional da empresa de mineração Samarco, de seus ditos, escritos e não ditos. Pretende-se analisar as imagens, os enunciados e descrever as estratégias discursivas utilizadas pela empresa, particularmente, no vídeo que foi veiculado em rede nacional na televisão aberta brasileira a partir de fevereiro de 2016. Para tanto, serão utilizados conceitos teórico-metodológicos da Análise do Discurso, mais especificamente da Teoria da Argumentação (DUCROT, 1987) com a presença/ausência dos pressupostos e subentendidos e por meio da heterogeneidade constitutiva e relatada de Authier-Revuz (2004). O artigo visa compreender como foram utilizados tais artifícios para a Samarco construir seus enunciados e verificar a relação do discurso com os seus “outros” constitutivos.

Palavras-chave


Heterogeneidade

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